Ad (728x90)

Assunto:

Estratégias para empresas


O Twitter hoje tem se tornado a minha principal fonte de notícias, grandes empresas já postam suas novidades nesta rede social e blogs utilizam desta ferramenta para divulgar seus posts. Foi pelo twitter que conheci o site MKTJr que periodicamente posta artigos interessantes sobre planejamento e marketing para empresas, sobretudo as juniores. 
Um artigo muito legal (aliás são dois, mas que eu juntei em um só) fala de forma bem simples sobre estratégia, algo que toda empresa que deseja ter sucesso deve focar.
O artigo é de autoria do meu amigo Felipe Marcondes, membro da Alimentos Junior, Empresa Júnior de Eng. de Alimentos da UFV. Confira a matéria e acesse o site, vale a pena:
Já pensou se por algum motivo você quisesse atingir o topo de uma montanha, por alguma competição, aposta ou realização pessoal, mas para que chegasse até o lugar onde fica a montanha precisasse ainda atravessar uma grande floresta desconhecida, na escuridão e sem nenhum instrumento para se guiar. Seria um tanto difícil, você se perderia várias vezes, seria demorado e talvez impossível.
Vamos supor então que você esteja iniciando junto com um grupo e sua faculdade uma empresa júnior, ou até mesmo se essa empresa jr. já exista há algum tempo mas esteja um tanto confusa e precise de uma reestruturação, para retornar aos trilhos que a levarão de volta ao caminho correto para que esteja cada vez mais próxima do topo.Definir os atributos descritos abaixo, é importante para seguir com o planejamento estratégico da empresa, estabelecer um rumo e também auxiliar na criação ou evolução de marca e logotipo, delineando um formato para a empresa, permitindo um maior conhecimento sobre o que se pretende realizar e de que maneira agir para tal.
Objetivo: Aonde quer chegar com sua empresa, quer ser a líder do ramo? Em um nicho específico? Ou ser a melhor em um atributo comum a todas?
Missão:Conjunto de orientações dos processos administrativos, que guiarão ao alcance de sua visão e objetivo.
Finalidade:Qual a razão da existência da sua empresa?
Definição de negócio:Trata-se não exatamente do produto ou serviço que você vende, mas sim da solução que proporciona aos seus clientes. Por exemplo, o negócio da Natura não são cosméticos mas sim beleza, o negócio da Honda não são motos, mas sim o transporte.
Veja mais sobre definição de negócio em: Miopia em Marketing por Theodore Levitt
Visão: O que será sua empresa daqui 10, 20 ou 30 anos? Como atingirá esses feitos?
Valores: Morais e éticos, que permitirão atingir seus objetivos de maneira correta, integra e eficiente.
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog.
O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.

 

Copyright © Mineiro de Butina™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.