Assunto:
Fome atinge 22 países.
Por
Eduardo
Data
domingo, outubro 10, 2010
Em relatório divulgado dia 06/10, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) afirma que há 22 países do mundo em “crise prolongada”, que apresentam altos índices de fome. Estes países já enfrentam uma crise alimentar há mais de dez anos.
Consideram em crise prolongada os países que sofreram insegurança alimentar durante oito anos ou mais entre 2001 e 2010, que recebem mais de 10% de ajuda estrangeira na forma de assistência humanitária e que estão entre os países com baixa receita e déficit alimentar. Segundo o estudo, mais de 166 milhões de pessoas desnutridas vivem nos países que apresentam uma situação de crise prolongada.
Para os economistas da FAO, é preciso encontrar soluções rápidas para conter a oscilação dos preços dos produtos agropecuários e evitar uma crise alimentar no mundo. Segundo a entidade, além da quebra na safra de trigo, “manobras especulativas” estariam também contribuindo para a elevação dos preços, devido à “financeirização” dos mercados futuros.
Na avaliação de Helder Muteia, representante da FAO no Brasil, o mundo produz hoje um volume de alimentos capaz de atender toda a população do planeta. “O problema está na distribuição”, diz. Segundo ele, 98% das pessoas que passam fome estão em países subdesenvolvidos.
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog. O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.