Assunto:
“Teles. Serra de corrente portátil a motor a gasolina de fabricação inglesa. Toras de um metro de diâmetro em 60 segundos aproximadamente. Rapidez e eficiência em derrubar matas e cortar toras no comprimento desejado”. 6 de outubro de 1946.
O tempo passa, o tempo voa... mas a mentalidade não evolui!
Por
Eduardo
Data
terça-feira, outubro 05, 2010
O tempo passa, os valores mudam e o que antes era visto com bons olhos, hoje é um absurdo. Confira algumas propagandas veiculadas em diferentes mídias:
“Arrancador de tocos à força manual. A figura acima representa a máquina como foi fotografada em uso atual. A força é aplicada a uma alavanca de três metros. É muito simples e fácil o manejo desta máquina e depende do tamanho do toco, a quantidade de homens para arrancá-los, notando que a força de cada homem na extremidade da alavanca representa mais ou menos 20 toneladas de capacidade da máquina. Também temos arrancadores de tocos a força animal, sendo a última palavra em máquinas deste gênero”. 4 de setembro de 1910.
“Nas matas virgens do Norte do Paraná reinam as madeiras de lei e os padrões de terra boa. Em torno da florescente cidade de Maringá abunda o melhor cedro vermelho, livre de brocas e defeitos. Peroba rosa de múltiplas aplicações, cabreuva para esquadrias e construções rodoviárias, pau marfim para móveis e parques, caviunas, paus d’alho e figueiras brancas se multiplicam, belos e robustos”. “Vá conhecer Maringá… e venha buscar a família”. Publicado dia 1 de janeiro de 1949.
“Olhe para a photographia acima.É uma pequena amostra da fertilidade das terras do norte do Paraná. A gigantesca figueira que jaz por terra, ao lado de cujo tronco os homens tornan-se pigmeus, é padrão de terra boa, de terra virgem, que dá em troca de quem a cultiva prosperidade e riqueza. Lá tudo é grandioso, o trabalho remunerador, o clima saluberrimo. É a região do próximo futuro, a região de quem ambiciona tirar do solo o que de melhor elle pode dar”.
Por muitos anos foi com este pensamento que a população brasileira foi criada, inclusive com incentivos do governo. Hoje o pensamento é outro,e o mais complicado é mudar a mentalidade de toda uma geração que foi criada com estes conceitos. Talvez este seja o maior dos desafios...
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog. O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.