![]() |
Saia do Lugar |
Assunto:
Valores: quais são os seus?
Por
Eduardo
Data
quarta-feira, dezembro 01, 2010
A cultura de uma empresa define não só o como ela funciona internamente e o tipo de ambiente criado entre as pessoas, mas também o valor percebido pelos clientes e parceiros. Ou seja, não adianta prometer mil maravilhas se as pessoas que executam o trabalho não vivem isso no seu dia-a-dia.
Ter os Valores definidos é o primeiro passo para o fortalecimento da cultura internamente. Por isso, não adianta colocar uma lista de palavras bonitinhas e “seguras” que seus clientes vão gostar como “Ética, comprometimento, profissionalismo e sustentabilidade” – que empresa não valoriza isso hoje?
Você, seus sócios e seus funcionários têm que se identificar com os valores e falar “Show! É isso mesmo que somos. Esses valores definem quem somos e como agimos, por isso somos diferentes”.
Colocar Valores legais no papel é algo bastante simples, mas realmente vivê-los colocando em prática é bem mais difícil. É o que se diz: pra poder cobrar, você tem que dar o exemplo.
Além disso, sempre que uma decisão sai do campo do “óbvio”, recorrer aos Valores é sempre uma grande ajuda pra conflitos ou problemas mais complicados.
Para exemplificar, segue alguns exemplos de valores que são pregados por grandes empresas, confira:
Syngenta:
Inovação: significa ir sempre em busca do melhor caminho: transformando idéias em ciência e negócio em uma nova solução. Fazemos isso fomentando a criatividade de nossas pessoas e trabalhando junto com nossos clientes.
Intensidade: é um valor que se refere à mobilização para concretizar algo, seja uma simples ação, seja um grande projeto, focando nossa paixão e energia. Isso nos possibilita a construir novas parcerias para criar vantagem competitiva.
Saúde: está ligado à contribuição para a qualidade de vida que reflete nosso profundo respeito pela natureza bem como nosso compromisso de liberar a vitalidade e potencial de nossos profissionais.
Performance: significa entregar resultados de alta qualidade para o mercado por meio de padrões sustentáveis, ou seja, construir nossa companhia com segurança e ética e mantendo nossas promessas.
Monsanto:
Diálogo: Ouvir atentamente diversos públicos e pontos de vista, demonstrando interesse em ampliar a nossa compreensão das questões referentes à tecnologia agrícola, e a fim de melhor atender as necessidades e preocupações da sociedade e uns dos outros.
Transparência: Ser transparente e procurar garantir que a informação esteja disponível, acessível e compreensível a todos, por meio da publicação de dados científicos e resumos sobre segurança de produtos e seus benefícios. Trabalhar dentro dos mais rigorosos regulamentos, com base científica, como requerem as agências governamentais do mundo todo.
Respeito: Respeitar as preocupações religiosas, culturais e éticas das pessoas de todo o mundo. Priorizar a segurança dos nossos clientes, consumidores e do meio ambiente.
Compartilhamento: Levar o conhecimento e as vantagens da tecnologia agrícola para grandes e pequenos agricultores dos países em desenvolvimento. Ajudar a produzir mais alimentos com menos recursos, a melhorar sua segurança e a preservar o meio ambiente.
Benefícios: Trabalhar com tecnologias inovadoras para poder oferecer benefícios econômicos e ambientais aos agricultores.
Criar um ótimo ambiente de trabalho: Assegurar a diversidade de pessoas e pensamentos, incentivar a inovação, a criatividade e o aprendizado, trabalhar em equipe e reconhecer os nossos profissionais.
Agir como donos do negócio: Ser transparente nas estratégias e em nossos balanços financeiros, construir forte relacionamento com nossos clientes e parceiros, administrar bem os recursos da empresa e cumprir com responsabilidade as metas acordadas com nossos acionistas.
Há também visões mais jovens e modernas, ideal para empresas lideradas por jovens empreendedores:
Empreendemia:
Missão dada, missão cumprida. Sem desculpinhas.
Sangue nos olhos
Sem mi mi mi: sobre não termos frescuras na comunicação interna
De boa na lagoa: qualidade de vida é essencial para um bom trabalho
Atendimento show
Don’t be evil
Criar utilidade para nossos clientes
Ser ninja: pra termos tempo de ficarmos de boa na lagoa, é essencial sermos produtivos
Humildade
Dx/Dt > 0: derivada maior que zero: sempre crescendo profissional e pessoalmente
E aí, preparado para criar uma cultura de trabalho na sua empresa rural?
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog. O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.