Assunto: Brasil, Chile, David, Grespan, Leite
Importar leite em pó do Chile é solução?
Por
Grespan, David
Data
sábado, junho 02, 2012
Semana passada deparei-me com a notícia no twitter do canal Terra Viva (@terraviva), Brasil se torna o maior importador de leite em pó chileno, a primeira vista parece ser uma boa notícia, mostrando a capacidade de nossa economia em importar um produto de valor agregado, porém só parece.
Quem conhece pelo menos um pouco a realidade dos produtores de leite, sabe quanta dificuldade os mesmos passam, e não falo dos donos de lacticínios, pois esses é outra história. A grande questão é: por que o nosso governo (direita, esquerda, centro... tanto faz) em vez de ficar de braços cruzados vendo uma situação dessas, não reage, não estimula a cadeia leiteira, para conseguir suprir as necessidades de leite em pó. Ganharia o produtor, ganharia a industria e a geração de empregos. Afinal, temos tecnologia para isso.
Me perdoem os liberalistas, mas acho que sim, o Brasil deveria impor barreiras mais eficientes em um caso como este. Como aconteceu com as medidas tomadas para proteger a entrada de vinhos estrangeiros.
A diferença entre a entrada de produtos argentinos e nossa exportação para eles, por exemplo, é muito grande, a todo momento vemos notícias de barreiras sendo criadas e não tomamos nenhuma atitude, deixamos tudo como está, pelo bem do Mercosul.
Enquanto isso ocorrer, vamos destruindo aos poucos setores de nossa economia, o trigo está em vias de fato, quem sabe daqui uns dias não vêm o golpe de misericórdia na cadeia Leiteira.
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog. O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.