Ad (728x90)

Assunto:

Campo: a Escola da Vida e da Lida



De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 3% dos produtores têm ensino superior no Brasil, sendo que 82% possuem menos que o ensino fundamental. Uma porcentagem consideravelmente agravante, que muitas vezes é ignorado pelas lideranças políticas. Alguns fatores como a necessidade de trabalhar precocemente ou então falta de condições de transporte para a cidade, podem ser responsáveis por estes números. Em algumas regiões, os próprios produtores reúnem-se em galpões improvisados para trocar ensinos, pois sentem a necessidade da alfabetização. 

Mas o campo pode nos ensinar muitas coisas que não encontramos nos livros escolares. Uma conversa com um homem sertanejo pode até valer mais do que a alta literatura em aprendizado, pois seu modo simples de ver a vida é conseqüência de uma lida de caminhadas entre tantas estradas a fora; de uma herança de contos e até mesmo lendas; de um trabalho realizado por suas próprias mãos, sem máquinas computadorizadas; de uma produção de alimentos, onde quem só compra enlatados nunca saberá realmente como se planta. 

Certa vez, perdida em uma estrada, vi um camponês escorado em sua enxada, com o chapéu de palha escondendo seu rosto, já suado, do sol. Quando me aproximei, senti-me receptiva ao receber seu “boa tarde”, o “r” de sua tarde não escondeu suas raízes. Perguntei para ele, onde aquela estrada me levaria. O velho senhor me passou quase o mapa do Estado inteiro. Seguindo viagem, então comecei a pensar: “como alguém que mal sabe o português, tem o Brasil na ponta da língua?”  talvez com tantos números e gramáticas armazenados em nossa cabeça, falta espaço para sabermos mais sobre nossa terra, sobre nossas raízes, nossas culturas, nossos antepassados. Se perguntássemos sobre a vida alguém que possui fama, certamente poderíamos responder. Mas será que saberíamos responder sobre a vida de nossos avós e bisavós?  Pois é, não perguntei, mas acredito que aquele senhor saberia. 

A vida no campo é uma contradição, ao mesmo tempo em que é simples e modesta, é a mais rica em saberes e conheceres. Ou talvez, a contradição está dentro de nós, que muitas vezes damos tanto valor a quem anda de terno e possui uma coleção de diplomas, e nos esquecemos que a natureza é obra de Deus, e quem a conhece tão bem, certamente conhece a Ele.

As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog.
O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.

 

Copyright © Mineiro de Butina™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.