Assunto:
Jeito de uva, gosto de tomate.
Por
Eduardo
Data
quarta-feira, setembro 08, 2010
De tomate eu entendo, pelo menos pra saber que a nova aposta da Sakata será um sucesso. Miúdo e saboroso, o tomate Sweet Grape tem conquistado consumidores em todo o país. Estima-se que hoje a produção brasileira seja de 1,7 mil toneladas, que deve saltar para 89 mil toneladas em 2013, de acordo com a Sakata, empresa de sementes que desenvolveu o produto.
O custo de produção do Sweet Grape é de cerca de R$ 2,60 por quilo – bem maior que o do tomate convencional, que fica entre R$ 0,80 e R$ 1 por quilo. O horticultor recebe, em média, R$ 4,05 por quilo, ou R$ 0,73 por 180 gramas de Sweet Grape, volume geralmente disposto em uma embalagem. E essa quantidade é vendida às redes de varejo por entre R$ 1,75 e R$ 2. Ao consumidor, alcança no mínimo R$ 3.
A planta rende seis meses de colheita, depois é preciso replantar. Segundo a Sakata, cada estufa de 1.260 metros quadrados tem capacidade para manter 2,5 mil plantas. A meta de produtividade é de 10 quilos por planta ao ano.
O produtor José Fernando de Almeida, de Jacareí, SP, investe no Sweet Grape há 3 anos. Segundo ele, por ser um cultivo relativamente novo no país, as melhores condições para o desenvolvimento da planta ainda estão sendo avaliados. Depois de realizar experiências que alternaram períodos curtos e mais longos do plantio à colheita, Almeida manifesta a intenção de interromper a produção em maio ou junho, para recomeçar o cultivo no início de agosto. “No pico do inverno, não vale a pena seguir com o plantio, que sofre muito e tem o custo elevado. Planejo fazer as mudas nesse intervalo de tempo, para voltar a colher em setembro”, diz. Para se ter uma noção dos gastos, no verão, Almeida despende de R$ 2,80 a R$ 3 por quilo produzido; no inverno, o valor sobe para R$ 3,80.
No ano que vem, a Sakata deve criar uma empresa independente, a Sakata Nutrition, que irá gerir o sistema Integrado. A companhia planeja ainda ações nas mídias de massa para 2012. “Será a primeira vez que um FLV fará propaganda na TV focando a marca de uma hortaliça”, garante Botelho. Para 2013, a previsão é que a produção de Sweet Grape no país tenha alcançado 89 mil toneladas – hoje, soma apenas 1,7 mil toneladas. Cultivares de melão, melancia, abóbora e repolho estão entre os que devem fazer parte da ampliação desse sistema diferenciado de produção e comercialização nos próximos meses. Como marketeiro que sou, gostei muito da idéia!
Revista Globo Rural
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