Everton Leão Chagas, o maior orgulho da família Chagas |
Assunto:
Síndrome de ... Down?
Por
Eduardo
Data
quarta-feira, março 21, 2012
Eu sou suspeito para falar, mas eu falo com propriedade. Eu tenho um tio portador da Síndrome de Down e o que eu vejo, a maioria das vezes, é a falta de informação sobre o assunto. Segundo dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casos no País supera os 300 mil. A Síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos.
A síndrome de Down, ou trissomia 21, é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da gestação de uma criança. Por conta disso, essas pessoas têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46 (pessoas normais), acarretando uma série de consequências para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. Entre elas estão algumas características físicas, como os olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual.
É preciso lembrar, no entanto, que a pessoa com síndrome de Down é como outra qualquer. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter alguns problemas semelhantes entre si, mas cada uma é um indivíduo com personalidades e características diferentes e únicas. Cada uma delas tem o direito de participar da sociedade em sua plenitude, gozar de boa saúde, tanto física como emocional e, portanto, direito a receber tratamento médico e as intervenções psico-educativas que sejam necessárias.
Também é preciso esclarecer dois pontos: o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. E segundo, as pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população, do que diferenças.
O mais importante é descobrir que o portador de Síndrome de Down pode alcançar bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais, e avançará com crescentes níveis de realização e autonomia pessoal. Ele será capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever, ir à escola e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.
Se você quer saber mais sobre o assunto ou conhece algum portador de Síndrome de Down, acesse o site http://www.movimentodown.org.br/ onde você encontrará mais informações sobre o assunto. Ou procure a sede da APAE mais próxima. Se você preferir, bata um papo com um deles, você não tem noção o tanto que você vai aprender. Vai também descobrir que de "down" eles não tem nada!
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog. O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.