Ad (728x90)

Assunto:

Brazilian Pride


Depois de quase um ano de ter publicado A primeira lição de 2011: Você sabe qual a capital da Nigéria?  o tema ainda continua inalterado (bom, eu nem esperava que tudo mudasse em ano o que há 500 esta errado).

No texto escrito por Ricardo Jordão Magalhães, presidente da Bizrevolution fala, além de outras coisas, da importância de valorizar a nossa cultura, os nossos feitos, ao invés de ficarmos somente criticando.

Vou dar um exemplo simples. O que vem a sua mente quando falo sobre Funk? E sobre Blues? (Vamos desconsiderar os extremos, que existem nos dois gêneros musicais). Ambos vieram de comunidades pobres, predominantemente de negros, com uma sonoridade, digamos, “diferente”. Hoje em dia, o mundo conhece o Blues e nós continuamos torcendo o nariz para o que veio do Brasil. Você não precisa gostar de funk pra respeita-lo.

 Voltando ao texto de Ricardo Jordão Magalhães, ele diz:

“Quantas vezes você já ouviu algum brasileiro criticar americanos e europeus por ainda acreditarem que Buenos Aires é a capital do Brasil? Se você é um desses brasileiros que criticam aqueles que não sabem qual é a capital do Brasil, responda para mim, Você sabe qual é a capital da Nigéria?!!! Não sabe?!?! Se você não sabe qual é a capital da Nigéria, por que alguém deveria saber qual é a capital do Brasil?!?! 
A comparação lhe parece absurda? A Nigéria é a Nigéria e o Brasil é o Brasil?! Pense novamente. Ninguém tem a obrigação de saber o que nós somos, o que nós fazemos, ou o quê nós temos para oferecer. É exatamente esse o SEU, o MEU, o NOSSO DEVER: FAZÊ-LAS SABER!”
Vejamos...
Existem alguns mitos. O mito que diz que o brasileiro é criativo. Pare para pensar por um momento. Olhe ao seu redor onde quer que você esteja. Procure por algo que o Brasil tenha inventado. Nós inventamos o computador? Não. Nós inventamos a lâmpada? Não. Nós inventamos o elevador? Não. Nós inventamos o carro ou a bicicleta? Não. Nós inventamos a geladeira da sua cozinha? Não. Nós inventamos o piano? Não. Nós inventamos a televisão ou o rádio? Não. Talvez a folha de papel que está ao lado do seu computador? Não.  CRIATIVO? 
O mito que diz que o brasileiro é carinhoso, quente e amável. Pare para pensar por um momento. Quantos trabalhos voluntários você fez esse ano? Quantas vezes você visitou a sua avó esse ano? O que você fez totalmente de graça por alguém esse ano? CARINHOSO? 
O mito que diz que o brasileiro é flexível. Pare para pensar por um momento. Você nasceu na cidade de São Paulo. Estudou na cidade de São Paulo. Fez faculdade em São Paulo. Casou com um(a) paulistana na igreja de São Paulo. Trabalhou na Avenida Paulista em uma grande multinacional (inflexível) famosa, e come pizza aos domingos.FLEXÍVEL? 
O mito que diz que o brasileiro é empreendedor. Pare para pensar por um momento. Existem 155 mil pizzarias. Iguais. 250 mil representantes comerciais. Iguais. 25 mil lojas de informática. Iguais. 15 mil postos de gasolina. Iguais. 5 mil lojas de CDs. Iguais. 75 mil consultorias. Iguais. 15 mil vendedores de bananas. Iguais. EMPREENDEDOR?”

O texto termina motrando um outro ponto de vista, que a credito que seja o mais adequado de ser mostrado: Embraer, por exemplo, produz um modelo de avião que vai bater a Boeing nos próximos anos. 10 milhões de brasileiros fazem trabalhos voluntários nesse momento. 25 milhões de nordestinos e nortistas deixam suas famílias para trás para construir um Brasil todo para nós, a churrascaria Fogo de Chão invade a Califórnia nos EUA, e a água-ardente Ypióca invade a Europa e o Japão. 




Isso não que dizer que você não possa se indignar com o que está errado no Brasil, você pode mostrar pro mundo, por exemplo, o quão violento são alguns jogos devido a alguns “torcedores” retardados ou mostrar o quão emocionante é a vibração e a espontaneidade dos torcedores nos estádios. A minha opinião é que roupa suja se lava em casa.

Esse post foi em homenagem a quem me perguntou se boa parte das casas no Brasil tem luz elétrica...
As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog.
O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.

 

Copyright © Mineiro de Butina™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.