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4 Formas de Trabalhar Pesquisa & Desenvolvimento em seu Negócio




--- Por Endeavor Brasil

As grandes inovações do mercado econômico hoje vêm do trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizado diretamente nos laboratórios das grandes firmas e companhias. A embalagem Tetra Pak, por exemplo, surgiu por consequência de pesquisas sobre formas de conservação e manutenção da qualidade de produtos perecíveis por mais tempo. Por causa dela, foi possível aumentar a distância entre produtor e consumidor, já que os centros de produção não precisam mais ser geograficamente próximos dos pontos de venda.

Esse é apenas um exemplo de inovação recente que mudou completamente o modo como se fazem negócios hoje em dia. Empresas que investem em P&D conseguem alavancar suas vendas, pois o destaque no mercado é garantido: a patente e os direitos de exclusividade sobre o design asseguram que o inventor e o inovador tenham aproveitamento econômico sobre sua criação. Não é à toa que as empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no mundo têm suas sedes em países desenvolvidos, como França, Estados Unidos, Japão e Alemanha. Essas empresas conseguem captar recursos provenientes de royalties de suas invenções em vários países.

A quais setores se aplica P&D? Sua empresa deve ter uma área de P&D?

Quando pensamos em pesquisa e desenvolvimento, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a do cientista no laboratório, com tubos de ensaio borbulhando e fórmulas no quadro de giz. Claro que P&D em ciências biológicas e químicas é um verdadeiro carro-chefe para a inovação atualmente, principalmente em relação à indústria farmacêutica e química, que é uma das mais sofisticadas. Mas, além disso, o setor da informática e do desenvolvimento de tecnologia da informação, por exemplo, é um dos que mais rende lucros a seus investidores atualmente – vide o sucesso de empresas como o Google, a Microsoft e a Apple.

Existem também diversos outros setores econômicos que podem se beneficiar de P&D, nos mais variados nichos. Por exemplo, a física e a engenharia mecânica têm rendido bons produtos para as indústrias automobilística e aeronáutica, que precisam de produtos cada vez mais aerodinâmicos, seguros e sofisticados. Também é possível encontrar elementos inovadores até mesmo em empresas que não contem com uma área de P&D, mas que incentivem seus colaboradores a investir internamente em ideias e em protótipos que possam melhorar os processos produtivos e tornar suas atividades mais eficientes.

Até mesmo processos produtivos e de gestão de projetos podem passar por transformações inovadoras, basta estudar e aprimorar esses processos no cotidiano de sua empresa.

Como realizar a gestão de P&D?

1. Ouça seus clientes e funcionários

Um empreendedor deve estar completamente aberto a receber feedbacks e sugestões de seus clientes para aprimorar seus produtos, desenvolver novas ideias e criar soluções inteligentes para seus negócios. Também é bastante comum que essas ideias partam dos próprios funcionários da empresa, que estão em contato direto com os produtos e serviços, e por isso conhecem como ninguém seu negócio. Algumas das empresas mais inovadoras do mundo, como Google e a Microsoft, permitem que funcionários dediquem parcela de seu tempo de trabalho exclusivamente ao desenvolvimento dessas ideias. Essa estratégia já rendeu bons frutos, como o Windows Phone, aplicativos para Android, as câmeras do Google Street View, entre outros. Ou seja, no mínimo mantenha um canal aberto de comunicação, com caixas de sugestão, reuniões frequentes, e-mails de serviço de atendimento ao consumidor, entre outros programas de incentivo a essas ideias.


2. Mantenha o sigilo e sistematize processos

Ao efetivamente investir na criação de um setor de pesquisa e desenvolvimento dento de sua empresa, é preciso se atentar para alguns aspectos importantes, como o sigilo. O segredo de indústria até que o produto ou ideia esteja completamente desenvolvido e assegurado (por meio de patente, design, etc.) é essencial para que seu investimento não seja perdido ou tomado por concorrentes. Para isso, deve haver uma política interna de confidencialidade entre funcionários.
Além disso, procure adaptar diferentes processos e estágios para P&D em sua empresa. Isso significa, por exemplo, sistematizar processos de P&D que partam de ideias de clientes, processos que partam dos funcionários e processos que sejam decorrentes de decisões da diretoria da própria empresa. Cada qual deve ter seu nível de prioridade e de investimento no âmbito da empresa. Contrate bons funcionários para gerir as descobertas de sua empresa, assegurando que todos os passos necessários para a obtenção de patentes e de outros direitos de exclusividade sejam tomados no curso da pesquisa.


3. Mantenha a colaboração com outras empresas

A colaboração com empresas do mesmo setor também pode ser uma forma interessante de financiamento para P&D, já que os objetivos são comuns, mas os recursos podem ser ocasionalmente limitados. Por meio de pesquisas em conjunto, é possível partilhar também os resultados da pesquisa, como os direitos de exclusividade sobre a invenção.


4. Saiba usar os resultados ao seu favor

Finalmente, é preciso entender que resultados no setor de pesquisa e desenvolvimento são imprevisíveis. É possível tanto que uma pesquisa de novos componentes químicos renda milhões de dólares a sua empresa, como que, depois de todo o investimento, não haja resultados passíveis de exploração econômica. Em contrapartida, algumas pesquisas podem gerar resultados inesperados e extremamente lucrativos. Por exemplo, os compostos químicos da finasterida eram utilizados no tratamento de pacientes com câncer de próstata. Ao perceber que os pacientes que recebiam esse tratamento deixaram de apresentar queda de cabelo, cientistas orientaram doses menores do mesmo componente químico para o tratamento da calvície. Hoje, esse é um produto muito popular no mercado, e que garante bons rendimentos à indústria farmacêutica.  
Agora que você tem todas as ferramentas para aplicar pesquisa e desenvolvimento de sua empresa, não há mais desculpas para ficar atrás de seus concorrentes em termos de inovação. Quer saber mais sobre P&D? Veja as sugestões abaixo!



Imagem - http://www.huffingtonpost.com/alan-christianson/results-vs-ideas_b_6508780.html
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