Ad (728x90)

Assunto:

O Dia do Café




14 de abril, esse é um dia para ser comemorado, hoje  é o Dia Internacional do Café. Os brasileiros, principalmente, têm motivos de sobra para comemorar esta data uma, vez que este grão sempre foi responsável por sustentar grande parte da economia brasileira, desde a época da política do Café com Leite (de 1898 a 1930), passando pelo desenvolvimento de cafés especiais para exportação nos anos 90.




Um estudo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) mostrou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios que tem no café a base de sua economia é maior que os demais. No ranking mundial, o Brasil tem a liderança na produção e exportação de café. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são 360 mil propriedades produtoras do grão espalhadas por 1.800 municípios distribuídos por 12 Estados. Minas Gerais concentra 52% da produção, seguida por São Paulo com 28%. O café, que chegou a representar 80% das exportações brasileiras, hoje – com a diversificação da economia – representa 4%.  Mas sua importância não diminuiu.

Atualmente inúmeros usos são dados ao café, a criatividade é tanta que selecionei apenas alguns exemplos para este post.

A artista Red, por exemplo, pinta quadros usando apenas a marca de café de uma xícara no papel. Acompanhe a chinesa (ou seria japonesa?) em um momento de inspiração embalado por um trilha musical que eu não tenho ideia da letra. 



Pela bagatela de 149 euros você pode bancar o barista onde quer que você esteja. 


Se você é daqueles que gostam de tomar um café refinado, com aqueles desenhos de flor, estrela ou de um tornado, você vai rever seus conceitos depois de conhecer a máquina que imprime no café.




E se ao tomar um café, aquela gota inconveniente escorrer pela xícara, não se preocupe, um design alemão resolveu o assunto.

 

Outra novidade vem do jornal The Economist, Parece que é possível fazer biocombustível a partir de praticamente qualquer planta oleaginosa. O milho pode ser o padrão, mas o café funciona pelo menos tão bem quanto e ainda faz o seu carro cheirar a um Starbucks! Os peritos dizem que são necessários entre 5 e 7 kg de borra de café para obter 1 litro de biocombustível, o que com uma produção de tamanho médio resultaria em um custo de aproximadamente 26 centavos de dólar por litro (nos EUA). Além disso, o combustível já foi usado: você pode simplesmente entrar em qualquer lanchonete ou loja de conveniência local e se reabastecer da mesma maneira que você faria com óleo vegetal.

No entanto, nenhuma destas estripulias seria possível sem o trabalho pesado daqueles que realmente coloca a mão na massa e são eles que devem receber os parabéns neste dia. O cafeicultor de hoje está de frente para um cenário bastante otimista. O café do brasil se valoriza a  cada dia mais no exterior (embora isso possa melhorar muito) e o mercado está aquecido no Brasil também. 

Para ajudar quem trabalha direto com esta cultura segue algumas dicas que vão ajudar. 


Nucoffee (projeto integrado da Syngenta para produção de cafés de qualidade) 

Fique sempre atento as cotações do mercado para não perder dinheiro 

CaféPoint, um portal para cadeia produtiva do café http://www.cafepoint.com.br/

Você pode procurar empresas como Educampo,  SENAR, Embrapa, Universidades ou mesmo empresas de consultorias (indico a AgroPlan-UFV) para ajudar. Se você pretende ser um grande produtor o mais indicado é contratar um Engenheiro Agrônomo com bons conhecimentos em gerenciamento e negócios.

O Mineiro de Butina sempre tem este tema em suas publicações,



As postagens publicadas neste blog refletem a opinião pessoal de cada autor e não compartilha, necessariamente, a mesma visão de todos os autores do blog.
O Mineiro de Butina é um espaço plural de debate e que gera conteúdo de qualidade para seus leitores.

 

Copyright © Mineiro de Butina™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.